top of page
Buscar

Famílias de baixa renda poderão ter economia de até 75% na fatura com o mercado livre de energia


Um estudo elaborado pela Abraceel (Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia) revelou que a abertura do Mercado Livre de Energia para todos os consumidores poderá resultar em uma redução de até 75% no valor da conta de luz para a população de baixa renda. Atualmente, cerca de cinco milhões de famílias inscritas no CadÚnico ou atendidas pelo BCP (Benefício de Prestação Continuada) poderão se beneficiar dessas economias.


Essa economia é resultado da soma dos descontos já existentes, que podem chegar a 65% pelo meio até de programas sociais, como a tarifa social. Com a possibilidade de escolher seu próprio fornecedor de energia, os consumidores baixa renda poderão ter descontos extras, que variam de 7,5% a 10%, gerando uma economia ainda maior em suas contas de luz.



Segundo Rodrigo Ferreira, presidente executivo da Abraceel, a migração para o mercado livre de energia elétrica é viável para os consumidores de baixa renda, especialmente aqueles com maior consumo, como famílias numerosas. Esses consumidores são os mais impactados pelo valor crescente da conta de energia, e a liberdade de escolha pode ajudá-los a reduzir significativamente seus gastos.


Atualmente, o Mercado Livre de Energia está disponível apenas para 0,03% dos consumidores brasileiros, limitado a clientes com demanda igual ou superior a 500 kW. No entanto, a partir de 1º de janeiro de 2024, a abertura do ACL (Ambiente de Contratação Livre) permitirá que qualquer consumidor conectado em alta tensão (A) possa migrar para o Mercado Livre e comprar energia de qualquer fornecedor, e a expectativa é que até 2028 toda a população possa ter a liberdade de escolher seu fornecedor de energia.


Conheça as oportunidades oferecidas pelo Mercado Livre de Energia através da Pacto Fácil e aproveite os descontos imperdíveis em sua conta de luz.

18 visualizações0 comentário
bottom of page