top of page
Buscar

O Brasil está entre os 10 países que mais geram energia solar no mundo


Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), em 2022, o país alcançou a marca de 24 gigawatts de potência operacional solar, subindo cinco posições no ranking internacional e adquirindo a 8ª colocação. A China lidera o ranking, seguida pelos Estados Unidos, Japão, Alemanha, Índia, Austrália e Itália.


O Brasil atraiu mais de R$ 45,7 bilhões em investimentos em 2022, um aumento de 64% em relação a 2021. Essa energia é gerada tanto por grandes usinas solares quanto por sistemas de geração própria de pequeno e médio porte, como instalações em telhados e fachadas de edifícios.


A energia solar se tornou a segunda maior na matriz elétrica nacional em janeiro, com mais de 26 GW em operação no país. A oferta de energia gerada por fontes renováveis ​​aumentou bastante em 2022, com destaque para as usinas eólicas e solares. O ritmo de crescimento da capacidade instalada de energia solar tem sido em torno de 1 GW por mês nos últimos meses.


A expansão da energia solar no Brasil é resultado de incentivos mecânicos à instalação de usinas fotovoltaicas de pequeno a grande porte. Essa fonte de energia é importante para a preservação do meio ambiente e para a economia do país. Além disso, a geração de energia solar gera empregos e beneficia a população em geral.


Fonte: Absolar

9 visualizações0 comentário
bottom of page